domingo, 30 de novembro de 2014

Advento

O Advento começou, e hoje reunimo-nos para fazer o nosso presépio. É uma tradição que talvez já poucas famílias adotam, e nós começamos inicialmente por pôr só a Sagrada Família e aos poucos com o crescimento da família foi também crescendo o nosso Presépio. No ano passado com todo esforço do pai conseguimos fazer um presépio pequeno, mas bonito. Este ano decidimos em família que era bom dedicar o nosso tempo a esta acção, e notamos as crianças muito empenhadas em fazer o "peséfio" como elas diziam alegres enquanto apanhávamos o "musvo".




Enquanto preparava o jantar, e o Cristóvão montava o nosso presépio, ouvia a empolgação em querer ajudar o pai, não é que ajudassem muito, porque só estavam a estragar o musgo, mas a alegria que transbordavam no olhar era impressionante. Ao ver a cabana ganhar forma, o pasto e o caminho para o local onde nasceu Jesus, sentia-me feliz por estarmos a criar algo com tanta afeição, combinamos logo fazer também bonecos em plasticina, da nossa família a caminhar para ver Jesus. Ao ver todo este aparato, com tanta felicidade recordei-me do Livro Génesis da Bíblia em que Deus cria o mundo.


Deus disse: «Que a terra produza verdura, erva com semente, árvores frutíferas que dêem fruto sobre a terra, segundo as suas espécies, e contendo semente.» E assim aconteceu. 12A terra produziu verdura, erva com semente, segundo a sua espécie, e árvores de fruto, segundo as suas espécies, com a respectiva semente. Deus viu que isto era bom. Gen 1-11

Ao criarmos aquele Presépio, senti como é lindo e bom criar algo do qual nos orgulhamos e queremos que fique lindo, não queremos que ninguém estrague, que fique sempre perfeito. Penso que será assim com Deus também, Ele queria que ficássemos perfeitos como nos criou, mas não acontece. Tal como com o nosso presépio, as meninas já calcaram várias vezes o musgo.. e com certeza que vão brincar com os legos lá em cima... mas o importante é o arrependimento... ajoelharmo-nos perante o Pai.. pedir perdão.. Qual o Pai que não perdoa o seu filho?

(sim, são quatro reis, um deles insistiu que também queria 
muito visitar Jesus e nós resolvemos deixar!)


Com já a nossa obra feita, deliciamo-nos a ouvi-las comentar:

Madalena- Sabes Noe, estes são os Reis que vão visitar Jesus
Leonor- Jesus está lá dentro?
Madalena- Sim, com a Maria e o José
Leonor- Com a mamã e o papá!
Madalena- (contou as pedras e disse) São 29 pedras que o caminho tem e muito jardim, e uma estrela.                     Oh mãe hoje vamos rezar aqui ok?
Eu- E o canto de oração?
Madalena . Temos Jesus  aqui, rezamos aqui. 

Jesus é o centro da nossa vida.. que bom!

E lá ficaram elas especadas a olhar para o presépio a imaginar a história do seu nascimento.
E querem saber da novidade?  Este ano vamos ter o menino Jesus da paróquia cá em casa, saiu hoje da Igreja e vai percorrer todas as casas (inscritas) ficará uma noite em cada casa.
Quando ele chegar a nossa casa, imagino que vai ser alegria imensa, estou pensar fazer uma pequena festa como Ele merece. O nascimento de uma criança é sempre motivo de grande festa e alegria.


Lembrei-me desta música:

Reunidos aqui
Só pra louvar ao Senhor,
Novamente aqui,
Em união.

Algo bom vai acontecer,
Algo bom Deus tem pra nós,
Reunidos aqui
Só pra louvar o Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário