segunda-feira, 9 de março de 2015

(por Cristóvão)

Uma das coisas com que mais facilmente me irrito com as minha filhas é quando falo para elas e elas não me escutam. Quando parece que eu simplesmente não existo. Isto acontece particularmente com a Madalena. Chamo, chamo, chamo, ..., grito e grito mais alto, e ela nada.

Nos últimos tempos andava a aborrecer-me muito com a Madalena por causa disto. Ela simplesmente não me ligava. Eu sei que é costume os filhos nem sempre ouvirem os pais, mas estava a ser de mais. E não era do problema de audição que ela costuma ter durante as constipações, pois o volume da minha voz chegava sempre a níveis que dava para os vizinhos ouvirem.

Comecei entretanto a aperceber-me que isso é mais comum quando depois de ela passar muito tempo a ver televisão. É verdade, apesar de acharmos que não é de todo saudável dar-lhes muita televisão, reconhecemos que muitas vezes permitimos televisão a mais.

Assim, depois de começar a melhor moderar a televisão, a ter mais paciência com ela e também a dar-lhe mais atenção nas suas brincadeiras, as coisas estão a melhorar muito.

Mas que lição a Madalena me deu! Eu filho, também andava a "ver muita televisão", que é como quem diz: andava a ligar muito ao mundo, e por isso não andava a escutar a voz do Pai.

Como é verdade que quando enchemos o coração com coisas do mundo ficamos sem espaço para Deus, e tornamo-nos surdos à Palavra.

Cada manhã [o Senhor DEUS] desperta os meus ouvidos,
para que eu aprenda como os discípulos.
O Senhor DEUS abriu-me os ouvidos,
e eu não resisti, nem recusei.
Is 50, 4-5

Que assim seja! Que o Senhor abra os nossos ouvidos!
Nós queremos escutar-te Senhor!


2 comentários:

  1. Agradecidos pelo testemunho...
    Que Deus nos ajude aqui em casa sempre "a ver menos televisão".
    Família Lopes Palma

    ResponderEliminar
  2. Também preciso de "ver menos televisão", sem dúvida!

    ResponderEliminar